Deixamos aqui alguns registros para compartilhar:
Em São Luis e outras cidades do Maranhão, a religião dos Voduns recebeu o nome de Tambor-de-Mina, contendo tambores em seus rituais e aos escravos minas( negros sudaneses).
Assim como outras religiões afro-brasileiras, apresenta forte sincretismo religioso com o catolicismo.
Em 1977, Francelino Vasconcelos Ferreira ( Francelino de Xapanã), trouxe para São paulo o culto aos Voduns, tal como se constituiu em São Luis do Maranhão. Hoje , contamos com a casa bem consolidada "Casa das Minas de Thoya Jarina", em Diadema-SP.
No Maranhão, festas e folguedos populares de carater profano, como bumba-meu-boi e o Tambor de crioula, estão muito associados ao Tambor-de-Mina.
Assim como outras religiões afro-brasileiras, apresenta forte sincretismo religioso com o catolicismo.
Em 1977, Francelino Vasconcelos Ferreira ( Francelino de Xapanã), trouxe para São paulo o culto aos Voduns, tal como se constituiu em São Luis do Maranhão. Hoje , contamos com a casa bem consolidada "Casa das Minas de Thoya Jarina", em Diadema-SP.
No Maranhão, festas e folguedos populares de carater profano, como bumba-meu-boi e o Tambor de crioula, estão muito associados ao Tambor-de-Mina.
As informações escritas neste post foram vivênciadas :
Ponto de Cultura Casa das Minas de Thoya Jarina e
Reginaldo Prandi em:
MOURA, Carlos Eugenio Marcondes (org)- Samavó, o amanhã nunca termina.
Fotos: Caroline Santis
Para saber mais fica a dica...
Nenhum comentário:
Postar um comentário